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RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI DA SILVA

Ø  RELATÓRIO DIA 16 DE AGOSTO

      No dia 16 de agosto de 2017, iniciaram-se as intervenções do PIBID Eixo 1 - Letramento Literário, na Escola Estadual Zulmira Marchesi da Silva. A regência da primeira aula ficou sob responsabilidade dos pibidianos Lucas, Maria Luiza, Fernanda e Ana Carolina. Os demais integrantes do grupo, Samantha, Nathalia e Denise, ficaram encarregados do desenvolvimento do relatório para o blog e pelas fotos do encontro.
     Inicialmente, os alunos foram direcionados ao Anfiteatro da escola pela professora supervisora Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, pois o espaço foi considerado mais apropriado para a realização das atividades, uma vez que a intensa claridade presente na sala de aula impossibilitaria a projeção dos conteúdos. Em seguida, após a apresentação dos pibidianos, foi aplicado o questionário das expectativas dos estudantes sobre o projeto de leitura.
        Na data supracitada, realizaram-se as etapas iniciais da Sequência Expandida, segundo os pressupostos metodológicos de Rildo Cosson (2007), cujas atividades foram baseadas no romance O Filho Eterno, de Cristovão Tezza. O primeiro estágio da sequência expandida é a Motivação que, segundo Cosson (2007), possui como principal objetivo “[...] preparar o aluno para entrar no texto” (2007, p.54). Sendo assim, os pibidianos elaboraram vários questionamentos, a fim de favorecer a reflexão e a discussão em relação ao tratamento conferido aos indivíduos com Síndrome de Down na atualidade. Após findada a discussão, os bolsistas apresentaram um vídeo com imagens de pessoas com a Trissomia 21 em diversos contextos sociais e exercendo variadas funções. Ainda referente à etapa da motivação, os alunos assistiram uma entrevista com Romário, em que o jogador, pai de uma criança com Síndrome de Down, narra as mudanças ocorridas em sua vida após o nascimento de Ivy.
     Em seguida, os pibidianos deram início à etapa denominada introdução, que consiste na breve apresentação do autor e da obra. Em um primeiro momento, realizou-se a exposição sobre a biografia de Cristovão Tezza, bem como as primeiras obras publicadas pelo autor e os prêmios relevantes já recebidos. Depois, foi apresentado um vídeo do autor em que o mesmo discorre sobre a sua carreira, suas obras e, em especial, o romance O Filho Eterno. Posteriormente, com o livro já em mãos, os alunos apreciaram a exploração dos elementos paratextuais, como o título, imagem da capa, orelhas e epígrafes, aspectos extremamente importantes para a leitura e interpretação da obra.
     No término da intervenção, os alunos foram orientados sobre a organização do portfólio, no qual deverão inserir todas as atividades aplicadas pelos pibidianos, bem como sobre as atividades que deverão ser realizadas com o diário de leitura. Foi estabelecido, também, o pacto de leitura com as páginas referentes a cada intervalo. Além disso, visando às dinâmicas de averiguações de leitura, a sala foi dividida em dois grupos, cada um contendo um líder.
     Cabe evidenciar que a primeira intervenção realizada no 1ºA da Escola Estadual Zulmira Marchesi da Silva foi extremamente apreciada pelos alunos, fato que deixou os pibidianos ainda mais motivados para a realização das atividades.

REFERÊNCIAS:
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora Contexto, 2007.


TEZZA, Cristovão. O Filho eterno. 17. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.








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