RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI DA SILVA
Ø RELATÓRIO DIA 16 DE AGOSTO
No dia 16 de agosto de 2017, iniciaram-se
as intervenções do PIBID Eixo 1 - Letramento Literário, na Escola Estadual
Zulmira Marchesi da Silva. A regência da primeira aula ficou sob
responsabilidade dos pibidianos Lucas, Maria Luiza, Fernanda e Ana Carolina. Os
demais integrantes do grupo, Samantha, Nathalia e Denise, ficaram encarregados
do desenvolvimento do relatório para o blog e pelas fotos do encontro.
Inicialmente, os alunos foram direcionados ao Anfiteatro da escola pela
professora supervisora Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, pois o espaço foi
considerado mais apropriado para a realização das atividades, uma vez que a
intensa claridade presente na sala de aula impossibilitaria a projeção dos
conteúdos. Em seguida, após a apresentação dos pibidianos, foi aplicado o
questionário das expectativas dos estudantes sobre o projeto de leitura.
Na data supracitada, realizaram-se as
etapas iniciais da Sequência Expandida, segundo os pressupostos metodológicos
de Rildo Cosson (2007), cujas atividades foram baseadas no romance O Filho Eterno, de Cristovão Tezza. O
primeiro estágio da sequência expandida é a Motivação que, segundo Cosson
(2007), possui como principal objetivo “[...] preparar o aluno para entrar no
texto” (2007, p.54). Sendo assim, os pibidianos elaboraram vários
questionamentos, a fim de favorecer a reflexão e a discussão em relação ao
tratamento conferido aos indivíduos com Síndrome de Down na atualidade. Após
findada a discussão, os bolsistas apresentaram um vídeo com imagens de pessoas
com a Trissomia 21 em diversos contextos sociais e exercendo variadas funções.
Ainda referente à etapa da motivação, os alunos assistiram uma entrevista com
Romário, em que o jogador, pai de uma criança com Síndrome de Down, narra as
mudanças ocorridas em sua vida após o nascimento de Ivy.
Em seguida, os pibidianos deram início à
etapa denominada introdução, que consiste na breve apresentação do autor e da
obra. Em um primeiro momento, realizou-se a exposição sobre a biografia de
Cristovão Tezza, bem como as primeiras obras publicadas pelo autor e os prêmios
relevantes já recebidos. Depois, foi apresentado um vídeo do autor em que o
mesmo discorre sobre a sua carreira, suas obras e, em especial, o romance O Filho Eterno. Posteriormente, com o
livro já em mãos, os alunos apreciaram a exploração dos elementos paratextuais,
como o título, imagem da capa, orelhas e epígrafes, aspectos extremamente
importantes para a leitura e interpretação da obra.
No término da intervenção, os alunos foram
orientados sobre a organização do portfólio, no qual deverão inserir todas as
atividades aplicadas pelos pibidianos, bem como sobre as atividades que deverão
ser realizadas com o diário de leitura. Foi estabelecido, também, o pacto de
leitura com as páginas referentes a cada intervalo. Além disso, visando às
dinâmicas de averiguações de leitura, a sala foi dividida em dois grupos, cada
um contendo um líder.
Cabe evidenciar que a primeira intervenção
realizada no 1ºA da Escola Estadual Zulmira Marchesi da Silva foi extremamente
apreciada pelos alunos, fato que deixou os pibidianos ainda mais motivados para
a realização das atividades.
REFERÊNCIAS:
COSSON,
Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Editora
Contexto, 2007.
TEZZA,
Cristovão. O Filho eterno. 17. ed. Rio de Janeiro: Record, 2015.
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