RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI DA SILVA
RELATÓRIO DIA 23 DE AGOSTO
Na quarta-feira, dia 23 de agosto de 2017, ocorreu a segunda
intervenção do PIBID Eixo 1 - Letramento Literário, na turma 1º. A da Escola
Estadual Zulmira Marchesi da Silva. Sob a regência das pibidianas Natália,
Samantha e Denise e apoio dos pibidianos Lucas, Maria Luiza, Fernanda e Ana
Carolina, contando com a presença da professora supervisora, Ieda Maria
Sorgi P. Elias, e da coordenadora, Profa. Dra. Ana Paula Franco N.
Brandileone, aplicou-se mais uma etapa da Sequência Expandida da obra O
Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, elaborada conforme os pressupostos teórico-
metodológicos de Rildo Cosson (2016), em Letramento literário: teoria e
prática.
A etapa da sequência aplicada foi a Leitura. Nela, a obra é divida em
intervalos de leitura, sendo que os alunos devem ler determinado número de
páginas e estabelecido um prazo para leitura. Entre intervalos são propostas
atividades complementares, conforme a temática e a tônica do momento da
obra. Essa fase tem como objetivo permitir o acompanhamento e “[...] o
enriquecimento da leitura do texto principal. A participação dos alunos e as
relações que eles conseguem fazer entre os textos [ou atividades] demonstram
a efetividade da leitura que está sendo feita extraclasse” (COSSON, 2016, p.
81). Para cada intervalo são propostas dinâmicas, a fim de estimular a leitura e
fazer seu acompanhamento. Sendo assim, a turma foi dividida em dois grupos
e os pontos das gincanas serão cumulativos ao longo dos intervalos. No final
das atividades eles serão contabilizados e a equipe com maior pontuação será
premiada.
A intervenção correspondeu ao primeiro intervalo dos três
estabelecidos para a sequência e, como dinâmica para checagem da leitura
das páginas 9 a 77, os grupos de alunos estouravam bexigas contendo
perguntas sobre o livro; a equipe que respondia corretamente marcava pontos.
A dinâmica ocorreu no início da aula e pode-se averiguar que boa parte dos
alunos leu a obra.
Em seguida, os pibidianos checaram os diários de leitura, nos quais
os alunos descreveram suas impressões e reflexões sobre a obra e, além
disso, registraram a nomeação dos capítulos do livro referentes ao intervalo
lido (os capítulos da obra não são titulados). Ao propor a atividade, pode-se
averiguar a interpretação do texto literário e estimular a criatividade dos alunos.
Depois da checagem, foi solicitado que expusessem os títulos que elaboraram
e os justificassem para discutir a obra. Obteve-se boa participação dos alunos
e, a partir de alguns direcionamentos, notou-se, de maneira geral, que o fato
que mais lhes chamou a atenção foi a sensação de frustração do protagonista
com ele mesmo e a gerada pelo impacto do nascimento do filho com síndrome
de Down.
Na segunda aula, os alunos se dirigiram ao anfiteatro do colégio para a
realização da segunda parte da intervenção. Neste momento, as pibidianas
apresentaram o conceito de intertextualidade (epígrafe, citação, alusão,
paráfrase e paródia), buscando evidenciar uma possível alusão do poema “No
meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade com o seguinte trecho da
obra: “[...] e, agora, tem um filho que se sobreviver o que é pouco provável,
será uma pedra inútil que ele terá de arrastar todas as manhãs para recomeçar
no dia seguinte e assim até o fim dos dias, pequeno Sísifo do vilarejo” (TEZZA,
2017, p.53, grifo nosso). Espera-se que após a explicação os alunos possam
identificar outros intertextos presentes na obra durante o processo de leitura.
Ao longo da explanação eles demonstraram interesse e um conhecimento
prévio do assunto.
Após a intervenção, a professora supervisora e a coordenadora
reuniram-se com os pibidianos na biblioteca do colégio para uma breve
reunião, na qual foram discutidas questões relacionadas ao intervalo aplicado e
participação do grupo em eventos científicos, o I SIDIALE, nos dias 16 e 17 de
outubro, e o III Encontro de Integração UENP, nos dias 3 e 4 de outubro.
Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2016.
TEZZA, Cristovão. O filho eterno. 20.ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI DA SILVA
RELATÓRIO DIA 23 DE AGOSTO
Na quarta-feira, dia 23 de agosto de 2017, ocorreu a segunda
intervenção do PIBID Eixo 1 - Letramento Literário, na turma 1º. A da Escola
Estadual Zulmira Marchesi da Silva. Sob a regência das pibidianas Natália,
Samantha e Denise e apoio dos pibidianos Lucas, Maria Luiza, Fernanda e Ana
Carolina, contando com a presença da professora supervisora, Ieda Maria
Sorgi P. Elias, e da coordenadora, Profa. Dra. Ana Paula Franco N.
Brandileone, aplicou-se mais uma etapa da Sequência Expandida da obra O
Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, elaborada conforme os pressupostos teórico-
metodológicos de Rildo Cosson (2016), em Letramento literário: teoria e
prática.
A etapa da sequência aplicada foi a Leitura. Nela, a obra é divida em
intervalos de leitura, sendo que os alunos devem ler determinado número de
páginas e estabelecido um prazo para leitura. Entre intervalos são propostas
atividades complementares, conforme a temática e a tônica do momento da
obra. Essa fase tem como objetivo permitir o acompanhamento e “[...] o
enriquecimento da leitura do texto principal. A participação dos alunos e as
relações que eles conseguem fazer entre os textos [ou atividades] demonstram
a efetividade da leitura que está sendo feita extraclasse” (COSSON, 2016, p.
81). Para cada intervalo são propostas dinâmicas, a fim de estimular a leitura e
fazer seu acompanhamento. Sendo assim, a turma foi dividida em dois grupos
e os pontos das gincanas serão cumulativos ao longo dos intervalos. No final
das atividades eles serão contabilizados e a equipe com maior pontuação será
premiada.
A intervenção correspondeu ao primeiro intervalo dos três
estabelecidos para a sequência e, como dinâmica para checagem da leitura
das páginas 9 a 77, os grupos de alunos estouravam bexigas contendo
perguntas sobre o livro; a equipe que respondia corretamente marcava pontos.
A dinâmica ocorreu no início da aula e pode-se averiguar que boa parte dos
alunos leu a obra.
Em seguida, os pibidianos checaram os diários de leitura, nos quais
os alunos descreveram suas impressões e reflexões sobre a obra e, além
disso, registraram a nomeação dos capítulos do livro referentes ao intervalo
lido (os capítulos da obra não são titulados). Ao propor a atividade, pode-se
averiguar a interpretação do texto literário e estimular a criatividade dos alunos.
Depois da checagem, foi solicitado que expusessem os títulos que elaboraram
e os justificassem para discutir a obra. Obteve-se boa participação dos alunos
e, a partir de alguns direcionamentos, notou-se, de maneira geral, que o fato
que mais lhes chamou a atenção foi a sensação de frustração do protagonista
com ele mesmo e a gerada pelo impacto do nascimento do filho com síndrome
de Down.
Na segunda aula, os alunos se dirigiram ao anfiteatro do colégio para a
realização da segunda parte da intervenção. Neste momento, as pibidianas
apresentaram o conceito de intertextualidade (epígrafe, citação, alusão,
paráfrase e paródia), buscando evidenciar uma possível alusão do poema “No
meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade com o seguinte trecho da
obra: “[...] e, agora, tem um filho que se sobreviver o que é pouco provável,
será uma pedra inútil que ele terá de arrastar todas as manhãs para recomeçar
no dia seguinte e assim até o fim dos dias, pequeno Sísifo do vilarejo” (TEZZA,
2017, p.53, grifo nosso). Espera-se que após a explicação os alunos possam
identificar outros intertextos presentes na obra durante o processo de leitura.
Ao longo da explanação eles demonstraram interesse e um conhecimento
prévio do assunto.
Após a intervenção, a professora supervisora e a coordenadora
reuniram-se com os pibidianos na biblioteca do colégio para uma breve
reunião, na qual foram discutidas questões relacionadas ao intervalo aplicado e
participação do grupo em eventos científicos, o I SIDIALE, nos dias 16 e 17 de
outubro, e o III Encontro de Integração UENP, nos dias 3 e 4 de outubro.
Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2016.
TEZZA, Cristovão. O filho eterno. 20.ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.
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