RELATÓRIO
INTERVENÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL MAJOR JOÃO CARLOS DE FARIA
Ø RELATÓRIO DIA 15 DE AGOSTO
Na manhã do dia
15 de agosto de 2017, demos início às primeiras atividades
propostas pela sequência expandida de leitura, segundo pressupostos
metodológicos de Rildo Cosson (2009), elaboradas cuidadosamente para que o
resultado seja satisfatório.
As
pibidianas regentes do dia, Caroline Helena, Eloísa e Amanda iniciaram a
implementação do material didático, elaborado a partir da obra O filho eterno, de Cristovão Tezza,
sendo que as demais pibidianas, Solange e Maria Eduarda, ficaram
com a função de auxiliá-las, tirando fotos para postagem no blog. Contamos, ainda, com a presença da professora Paula Roberta Ribeiro Dantas.
A aula teve início com a primeira etapa
da sequência expandida, a Motivação, com a apresentação de um vídeo sobre “O que é Síndrome de Down?”, que contém relatos de pessoas
que possuem a síndrome, as quais explicam que ela é apenas mais uma
deficiência, como a ansiedade, o nervosismo, etc. A seguir, passamos a um bate
papo com os alunos, a fim de verificar o conhecimento deles sobre o tema.
No segundo momento realizou-se a Introdução da obra, segunda etapa.
Neste momento, foi entregue o questionário “Expectativas sobre o PIDIB”, sobre o qual os deveriam responder a respeito das expectativas com relação ao projeto de leitura. Em seguida, realizamos a apresentação do autor Cristovão Tezza, indicando aos alunos o endereço da página do autor na rede, a fim de que tivessem mais informações sobre o autor. Foi efetivada a entrega de um exemplar do romance a cada um dos alunos, com breve explicação sobre os conceitos de ficção, autoficção e realidade, instaurando, também, uma breve discussão sobre a inclusão. Posteriormente, passamos à apresentação dos elementos paratextuais do livro, explorando a capa, o título e a contracapa.
Neste momento, foi entregue o questionário “Expectativas sobre o PIDIB”, sobre o qual os deveriam responder a respeito das expectativas com relação ao projeto de leitura. Em seguida, realizamos a apresentação do autor Cristovão Tezza, indicando aos alunos o endereço da página do autor na rede, a fim de que tivessem mais informações sobre o autor. Foi efetivada a entrega de um exemplar do romance a cada um dos alunos, com breve explicação sobre os conceitos de ficção, autoficção e realidade, instaurando, também, uma breve discussão sobre a inclusão. Posteriormente, passamos à apresentação dos elementos paratextuais do livro, explorando a capa, o título e a contracapa.
Por fim, entregamos os diários de
leitura, nos quais os alunos anotarão todas suas impressões e dúvidas a
respeito da obra, bem como tratamos sobre o acordo de leitura da obra, que se dividirá em 3 intervalos. Para a semana
seguinte, os alunos foram orientados a ler as páginas 9 a 77.
As duas aulas foram muito produtivas,
já que a maioria da turma participou e opinou, o que contribuiu para que este
encontro fosse agradável e significativo para todos.
Após o término
da aula, o grupo se reuniu com a professora supervisora Paula, para refletirmos
sobre a execução das atividades de hoje dia e planejarmos as da próxima semana.
Comentários
Postar um comentário