RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL MAJOR JOÃO CARLOS DE FARIA
Ø RELATÓRIO DIA 05 DE SETEMBRO
Na manhã de
terça-feira, dia 05 de setembro de 2017, sucedeu a quarta intervenção do PIBID
Eixo 1 - Letramento Literário. Contando
com a presença da professora supervisora Paula Roberta Ribeiro Dantas, e da
coordenadora, Profa. Dra. Ana Paula Franco N. Brandileone, as pibidianas
Solange e Maria Eduarda, com apoio das pibidianas Amanda, Caroline e Eloisa,
deram início a mais uma etapa da sequência.
A primeira atividade
realizada foi a checagem de leitura das páginas anteriormente acordadas com a
turma (página 79 a 159). A dinâmica foi realizada através de um jogo de
perguntas e respostas entre o grupo A e B, sendo que nessas perguntas havia
alternativas para que os alunos pudessem escolher a correta. Pode-se perceber
que a maior parte dos alunos não cumpriu nem com a leitura da semana e nem com a
escritura no diário de leitura, o qual foi recolhido para checagem.
No segundo momento
foram recolhidos os relatórios, cujo objeto de análise é referente a palestra realizada
no encontro anterior, a respeito da Síndrome de Down com a Profa. Me. Esther Lopes. No próximo encontro, as pibidianas entregarão os relatórios para possível
reescrita.
Posteriormente foram
apresentados o conceito e a estrutura composicional do hipergênero histórias em
quadrinho (HQ), explorando os gêneros HQ, tirinha e graphic novel, bem como a distinção entre eles. Para expor de
maneira mais clara e objetiva, as bolsistas utilizaram as tirinhas do cartunista
brasileiro Flávio P. Soares e um trecho da graphic
novel, Não era você que eu esperava,
de Fabien Toulmé. É importante destacar que os textos estabelecem relação com a
obra O Filho Eterno, de Cristovão Tezza.
A seguir, foi entregue a cada aluno uma folha contendo três quadros, a fim de
que os alunos elaborem uma tirinha representando os momentos mais
significativos referente as páginas já lidas nos demais intervalos.
Após a intervenção,
as pidianas, juntamente com a professora supervisora e a coordenadora, reuniram-se
na biblioteca do colégio para uma breve reunião, de um lado para discutir o
trabalho já realizado, de outro, para fazer alguns ajustes para a próxima aula.
Comentários
Postar um comentário