RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI
DA SILVA
Ø RELATÓRIO DIA 06 DE SETEMBRO
Na quarta-feira, dia
06 de setembro de 2017, ocorreu a quarta intervenção do PIBID Eixo 1-
Letramento literário, na turma 1º ano A da Escola Estadual Zulmira Marchesi da
Silva. Sob a regência dos pibidianos Lucas Magalhães, Fernanda Oliveira, Ana
Carolina e Maria Luíza, com o apoio das pibidianas Samantha e Denise, contando
com a presença da supervisora e regente da turma Professora Ieda Maria Sorgi P.
Elias, foi implementada mais uma etapa da sequência expandida da obra O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza,
baseado nos pressupostos teórico do livro Letramento Literário: teoria e prática, de Rildo Cosson (2006).
A intervenção deu-se
início com o Segundo intervalo, dos três que foram estabelecidos. A regência
iniciou-se com a checagem de leitura a partir da dinâmica com perguntas
objetivas sobre o livro. A cada equipe (equipe A e equipe B) foi dado um tempo
de dez minutos para a resposta. Com esta atividade foi possível verificar um
grande entrosamento entre os membros da equipe, cada um ajudando nas respostas
ou procurando alguma informação no livro. O resultado foi positivo, pois ambas
as equipes conseguiram acertar grande parte das perguntas.
Em seguida, os
pibidianos fizeram uma breve checagem dos diários de leitura, a fim de observar
a recepção dos alunos quanto à obra. Os pibidianos regentes também levaram os
alunos a questionar alguns aspectos da obra, incentivando-os a se aprofundarem
na leitura. Por isso surgiram algumas dúvidas em relação ao comportamento do
personagem com seu filho; os alunos queriam entender o porquê de tais atitudes.
Também percebemos que ficaram confusos em relação ao ir e vir temporal
apresentado pela narrativa. Foi oportunidade para que os pibidianos pudessem explicar
que esta alternância temporal – presente versus
passado – acena para a mudança do personagem em relação a Felipe, isto é,
sintoma para o seu amadurecimento no processo de aceitação do filho.
Posteriormente, foram recolhidos os relatórios da palestra que ocorreu na
semana anterior com a Profa. Me. Esther; houve alguns alunos que não fizeram o
que foi proposto.
Após estas atividades,
os alunos foram levados ao anfiteatro do colégio, onde foram apresentados os
conceitos dos gêneros textuais tirinha e cartoon, destacando semelhanças e
diferenças. A explicação foi composta pelos materiais de apoio e também por
algumas revistas em quadrinhos e algumas tirinhas retiradas do blog do cartunista Flávio Soares. Por
fim, como atividade, os alunos deverão produzir uma tirinha, considerando parte(s)
marcante(s) da obra até o momento.
Referências
COSSON,
Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2016.
TEZZA,
Cristovão. O filho eterno. 20.ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.
Comentários
Postar um comentário