RELATÓRIO
INTERVENÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL MAJOR JOÃO CARLOS DE FARIA
Ø RELATÓRIO DIA 22 DE AGOSTO
Na
manhã do dia 22 de agosto de 2017, na Escola Estadual Major João Carlos de
Faria, ocorreu mais uma etapa da intervenção do PIBID, Eixo 1 Letramento
Literário, referente à terceira etapa da sequência didática expandida, a Leitura,
Primeiro Intervalo.
As
pibidianas regentes do dia, Caroline Helena, Eloísa e Amanda deram início à
implementação do material didático, elaborado a partir da obra O filho eterno, de Cristovão Tezza, e as demais pibidianas, Solange e Maria Eduarda, ficaram com a função
de auxiliá-las, tirando fotos para postagem no blog. Contamos, ainda, com a
presença da professora Paula Roberta
Ribeiro Dantas.
A
aula iniciou-se com a orientação sobre o portfólio, no qual os alunos deverão
inserir todas as atividades recebidas. Logo após, ocorreu a dinâmica de
verificação de leitura (referentes às páginas 9-77), procedida da seguinte
maneira: com a sala dividida em dois grupo, A e B, realizou-se a dinâmica da
bexiga. Cada grupo recebeu 5 bexigas com dferentes perguntas sobre a obra O filho eterno, de Cristóvão Tezza, que deveriam ser respondidas pelo
grupos. No final das averiguações o grupo vencedor receberá um brinde, pela dedicação
e leitura efetivada.
Dando
sequência à checagem de leitura, verificamos os registros da compreensão da
obra e a nomeação dos capítulos no diário de leitura. Notamos que a maioria dos
alunos não conseguiu atingir o número de páginas solicitado para a leitura, mas
iniciaram a leitura.
Em
seguida, foi apresentado o conceito de intertextualidade, utilizando o poema “No
meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, a fim de relacioná-lo com a
sensação de frustração do personagem: “ [...] e, agora, tem um filho que se
sobreviver o que é pouco provável, será uma pedra inútil que ele terá de
arrastar todas as manhãs para recomeçar no dia seguinte e assim até o fim dos
dias, pequeno Sísifo do vilarejo” (TEZZA, 2011, p.53). Os alunos com o livro e
o poema em mãos, conseguiram estabelecer essa relação dentro da obra. Abriu-se
um diálogo com os alunos, a fim de obtermos um feedback sobre o que entenderam a respeito da intertextualidade; a
participação dos alunos foi efetiva. Vale destacar que para nós, pibidianos, esta
participação é muito relevante, pois seguimos e acreditamos nos ensinamentos de
Cosson (2009, p.66), que afirma que é “[...] por meio do compartilhamento de
suas interpretações, os leitores ganham consciência de que são membros de uma
coletividade e de que essa coletividade fortalece e amplia seus horizontes de
leitura”. Por isso, é preciso compartilhar a interpretação e ampliar os
sentidos construídos individualmente. Por último, foi explicado o gênero
relatório, visando prepará-los para a próxima aula.
No término
da aula o grupo se reuniu com a professora Paula para discussão dos trabalhos
realizados e alguns ajustes para a próxima aula.
Referências
COSSON, Rildo. Letramento
literário: teoria e prática. 2ª. ed. São Paulo: Contexto,
2009.
TEZZA, Cristóvão. O filho eterno. 11ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.
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