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RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL MAJOR JOÃO CARLOS DE FARIA

Ø  RELATÓRIO DIA 22 DE AGOSTO

Na manhã do dia 22 de agosto de 2017, na Escola Estadual Major João Carlos de Faria, ocorreu mais uma etapa da intervenção do PIBID, Eixo 1 Letramento Literário, referente à terceira etapa da sequência didática expandida, a Leitura, Primeiro Intervalo.
As pibidianas regentes do dia, Caroline Helena, Eloísa e Amanda deram início à implementação do material didático, elaborado a partir da obra O filho eterno, de Cristovão Tezza, e as demais pibidianas, Solange e Maria Eduarda, ficaram com a função de auxiliá-las, tirando fotos para postagem no blog.  Contamos, ainda, com a presença da professora Paula Roberta Ribeiro Dantas.
A aula iniciou-se com a orientação sobre o portfólio, no qual os alunos deverão inserir todas as atividades recebidas. Logo após, ocorreu a dinâmica de verificação de leitura (referentes às páginas 9-77), procedida da seguinte maneira: com a sala dividida em dois grupo, A e B, realizou-se a dinâmica da bexiga. Cada grupo recebeu 5 bexigas com dferentes perguntas sobre a obra O filho eterno, de Cristóvão  Tezza, que deveriam ser respondidas pelo grupos. No final das averiguações o grupo vencedor receberá um brinde, pela dedicação e leitura efetivada.
Dando sequência à checagem de leitura, verificamos os registros da compreensão da obra e a nomeação dos capítulos no diário de leitura. Notamos que a maioria dos alunos não conseguiu atingir o número de páginas solicitado para a leitura, mas iniciaram a leitura.
Em seguida, foi apresentado o conceito de intertextualidade, utilizando o poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade, a fim de relacioná-lo com a sensação de frustração do personagem: “ [...] e, agora, tem um filho que se sobreviver o que é pouco provável, será uma pedra inútil que ele terá de arrastar todas as manhãs para recomeçar no dia seguinte e assim até o fim dos dias, pequeno Sísifo do vilarejo” (TEZZA, 2011, p.53). Os alunos com o livro e o poema em mãos, conseguiram estabelecer essa relação dentro da obra. Abriu-se um diálogo com os alunos, a fim de obtermos um feedback sobre o que entenderam a respeito da intertextualidade; a participação dos alunos foi efetiva. Vale destacar que para nós, pibidianos, esta participação é muito relevante, pois seguimos e acreditamos nos ensinamentos de Cosson (2009, p.66), que afirma que é “[...] por meio do compartilhamento de suas interpretações, os leitores ganham consciência de que são membros de uma coletividade e de que essa coletividade fortalece e amplia seus horizontes de leitura”. Por isso, é preciso compartilhar a interpretação e ampliar os sentidos construídos individualmente. Por último, foi explicado o gênero relatório, visando prepará-los para a próxima aula.
No término da aula o grupo se reuniu com a professora Paula para discussão dos trabalhos realizados e alguns ajustes para a próxima aula.


Referências

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2ª. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
TEZZA, Cristóvão. O filho eterno. 11ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2011.













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