RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI
DA SILVA
Ø RELATÓRIO DIA 20 DE SETEMBRO
No dia 20 de setembro deste
ano, ocorreu na Escola Estadual Zulmira Marchesi da Silva mais uma intervenção
do PIBID Eixo 1 - Letramento Literário na turma 1º. A do Ensino Médio. Contando
com a supervisão da professora Ieda Maria Sorgi P. Elias e da coordenadora, Profa.
Dra. Ana Paula Franco N. Brandileone, os pibidianos regentes Natália, Samantha
e Denise e os pibidianos de apoio Lucas, Maria Luiza, Fernanda e Ana Carolina,
aplicaram mais uma etapa da Sequência Expandida da obra O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, embasada nos pressupostos
teórico-metodológicos do Letramento literário
de Rildo Cosson (2016).
Primeiramente, nas duas
primeiras aulas, os pibidianos regentes apresentaram e diferenciaram os
conceitos de autoficção e autobiografia, processo fundamental para o melhor
aproveitamento da leitura do livro de Tezza (2017). Isso porque, como afirma o
autor em entrevista para a Saraiva Conteúdos, o livro é um: “[...] registro
ficcional de dados biográficos meus”, ou seja, é uma autoficção. Dessa forma, o
jogo autoficcional poderia confundir os alunos com a proposta autobiográfica,
na qual os dados registrados são fieis às experiências particulares do autor,
comprometendo a experiência literária singular sugerida pela obra O Filho Eterno. Para que os alunos
percebam de que forma pode-se identificar o pacto ambíguo da autoficção no
texto de Tezza, os pibidianos expuseram os conceitos de focalização onisciente
seletiva, narração onisciente, discurso indireto livre e monólogo interior,
pois, além de serem conhecimentos importantes para qualquer leitura literária,
são recursos expressivos e estruturais utilizados na construção da narrativa
autoficcional da obra. Os alunos
demonstraram a compreensão e internalização dos conceitos, mas ainda assim, por
sua complexidade e densidade, eles serão retomados no próximo encontro para
garantir sua fixação.
Em seguida, na última aula,
ocorreu a terceira e última averiguação de leitura, bem como a premiação do
grupo vencedor. Esta dinâmica de averiguação correspondeu a uma atividade de
perguntas e respostas. Os bolsistas projetaram sucessivamente dez perguntas
referentes ao intervalo de leitura (página 161 a 222) e cada grupo deveria
respondê-las numa folha no prazo de dez segundos. Decorridos o tempo
estipulado, eles deveriam expor a folha com a resposta. Se os grupos respondessem corretamente,
pontuavam. Caso deixassem em branco ou não respondessem, obviamente, não
pontuavam. O grupo vencedor foi o
liderado pela aluna Karolyne e receberam como prêmio uma caixa de chocolate.
Contudo, houve um prêmio simbólico de consolação para o grupo perdedor. Os
alunos estavam empolgados com a dinâmica e respondiam rapidamente, portanto,
foi possível averiguar a efetivação da leitura da obra pelos alunos.
Além disso, antes da
averiguação os pibidianos checaram os diários de leitura e recolheram os relatórios
reescritos da Palestra sobre Síndrome de Down, ministrada pela professora Esther
Lopes no dia 30 de agosto deste ano, bem como as perguntas desenvolvidas pelos
alunos que nortearão a palestra com o cartunista Flávio Soares no dia 27 de
setembro no PDE da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio.
Finalizada a intervenção, o
grupo se reuniu na biblioteca do colégio para discutir as práticas relacionadas
às próximas intervenções. Nesse sentido, algumas alterações e detalhes foram
acertados: 1) Alteração na data de aplicação da intervenção que passaria do dia
04 de outubro para o dia 02 de outubro (segunda-feira) devido à participação
total da equipe do PIBID no III Encontro de Integração UENP que acontecerá nos
dias 03 e 04 de outubro. 2) Organização de um varal expositivo contendo as
tirinhas realizadas no segundo intervalo de leitura pelos alunos do Colégio
Estadual Zulmira Marchesi da Silva e Colégio Estadual Major João Carlos de
Faria para a entrevista do cartunista brasileiro Flávio Soares. 3) A retomada
dos conceitos de autoficção e autobiografia, e dos recursos narrativos
utilizados por Cristovão Tezza para a construção da obra O Filho eterno (foco narrativo, monólogo interior e discurso
indireto livre) no qual possibilita ao leitor adentrar ao universo íntimo do
protagonista.
Referências
ENTREVISTA
com Cristovão Tezza. Produção de Saraiva Conteúdos. (6 min e 38 segundos). Disponível em: <
https://www.youtube.com/watch?v=Oi8O8V2hLKY&t=189s>. Acesso em 20
set. 2017.
TEZZA,
Cristovão. O filho eterno. 18. ed.
Rio de Janeiro: Record, 2016.
Comentários
Postar um comentário