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RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI DA SILVA

Ø  RELATÓRIO DIA 20 DE SETEMBRO

No dia 20 de setembro deste ano, ocorreu na Escola Estadual Zulmira Marchesi da Silva mais uma intervenção do PIBID Eixo 1 - Letramento Literário na turma 1º. A do Ensino Médio. Contando com a supervisão da professora Ieda Maria Sorgi P. Elias e da coordenadora, Profa. Dra. Ana Paula Franco N. Brandileone, os pibidianos regentes Natália, Samantha e Denise e os pibidianos de apoio Lucas, Maria Luiza, Fernanda e Ana Carolina, aplicaram mais uma etapa da Sequência Expandida da obra O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, embasada nos pressupostos teórico-metodológicos do Letramento literário de Rildo Cosson (2016).
Primeiramente, nas duas primeiras aulas, os pibidianos regentes apresentaram e diferenciaram os conceitos de autoficção e autobiografia, processo fundamental para o melhor aproveitamento da leitura do livro de Tezza (2017). Isso porque, como afirma o autor em entrevista para a Saraiva Conteúdos, o livro é um: “[...] registro ficcional de dados biográficos meus”, ou seja, é uma autoficção. Dessa forma, o jogo autoficcional poderia confundir os alunos com a proposta autobiográfica, na qual os dados registrados são fieis às experiências particulares do autor, comprometendo a experiência literária singular sugerida pela obra O Filho Eterno. Para que os alunos percebam de que forma pode-se identificar o pacto ambíguo da autoficção no texto de Tezza, os pibidianos expuseram os conceitos de focalização onisciente seletiva, narração onisciente, discurso indireto livre e monólogo interior, pois, além de serem conhecimentos importantes para qualquer leitura literária, são recursos expressivos e estruturais utilizados na construção da narrativa autoficcional da obra.  Os alunos demonstraram a compreensão e internalização dos conceitos, mas ainda assim, por sua complexidade e densidade, eles serão retomados no próximo encontro para garantir sua fixação.
Em seguida, na última aula, ocorreu a terceira e última averiguação de leitura, bem como a premiação do grupo vencedor. Esta dinâmica de averiguação correspondeu a uma atividade de perguntas e respostas. Os bolsistas projetaram sucessivamente dez perguntas referentes ao intervalo de leitura (página 161 a 222) e cada grupo deveria respondê-las numa folha no prazo de dez segundos. Decorridos o tempo estipulado, eles deveriam expor a folha com a resposta.   Se os grupos respondessem corretamente, pontuavam. Caso deixassem em branco ou não respondessem, obviamente, não pontuavam.  O grupo vencedor foi o liderado pela aluna Karolyne e receberam como prêmio uma caixa de chocolate. Contudo, houve um prêmio simbólico de consolação para o grupo perdedor. Os alunos estavam empolgados com a dinâmica e respondiam rapidamente, portanto, foi possível averiguar a efetivação da leitura da obra pelos alunos.
Além disso, antes da averiguação os pibidianos checaram os diários de leitura e recolheram os relatórios reescritos da Palestra sobre Síndrome de Down, ministrada pela professora Esther Lopes no dia 30 de agosto deste ano, bem como as perguntas desenvolvidas pelos alunos que nortearão a palestra com o cartunista Flávio Soares no dia 27 de setembro no PDE da Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio.
Finalizada a intervenção, o grupo se reuniu na biblioteca do colégio para discutir as práticas relacionadas às próximas intervenções. Nesse sentido, algumas alterações e detalhes foram acertados: 1) Alteração na data de aplicação da intervenção que passaria do dia 04 de outubro para o dia 02 de outubro (segunda-feira) devido à participação total da equipe do PIBID no III Encontro de Integração UENP que acontecerá nos dias 03 e 04 de outubro. 2) Organização de um varal expositivo contendo as tirinhas realizadas no segundo intervalo de leitura pelos alunos do Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva e Colégio Estadual Major João Carlos de Faria para a entrevista do cartunista brasileiro Flávio Soares. 3) A retomada dos conceitos de autoficção e autobiografia, e dos recursos narrativos utilizados por Cristovão Tezza para a construção da obra O Filho eterno (foco narrativo, monólogo interior e discurso indireto livre) no qual possibilita ao leitor adentrar ao universo íntimo do protagonista.

Referências

ENTREVISTA com Cristovão Tezza. Produção de Saraiva Conteúdos.  (6 min e 38 segundos). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Oi8O8V2hLKY&t=189s>. Acesso em 20 set. 2017.


TEZZA, Cristovão. O filho eterno. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2016. 








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