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RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI DA SILVA

Ø  RELATÓRIO DIA 18 DE OUTUBRO

Na quarta feira última, 18 de outubro, os pibidianos do Eixo 1-Letramento literário, sob a supervisão da professora regente Ieda Maria Sorgi, deram continuidade à implementação da sequência didática expandida da obra O filho eterno de Cristovão Tezza (2007), elaborada conforme os pressupostos do letramento literário de Rildo Cosson, na turma do 1º A do Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva.
Nessa intervenção os pibidianos iniciaram os trabalhos com a contextualização, etapa compreendida como “[...] o aprofundamento da leitura, por meio dos contextos que a obra traz consigo” (COSSON, 2016, p. 86), buscando ampliar os horizontes de leitura dos alunos.  Tal ampliação pode ser desenvolvida na abordagem histórica, temática, crítica presentificadora, poética, teórica e estilística, como propõe Cosson (2016). Para o trabalho com a obra O filho eterno foi selecionado três tipos de contextualização: a crítica, a presentificadora e a temática. Conforme as contextualizações, os alunos foram divididos em três grupos para produção de um seminário, para o qual deverão pesquisar e elaborar cartazes e slides para apresentação, sendo cada equipe orientada por uma dupla de bolsistas.
Na contextualização crítica os alunos farão uma revisão das publicações como teses, dissertações, artigos e resenhas, com o intuito de identificar como ocorreu a recepção da obra que leram.  Já na presentificadora, que busca a correspondência da obra com a atualidade, é proposta aos alunos uma pesquisa sobre as estatísticas de expectativa de vida, de inclusão social no mercado de trabalho, taxa de natalidade e mortalidade das pessoas com Síndrome de Down e as possíveis causas da alteração genética, visto que no romance de Tezza podemos acompanhar um pouco da evolução do trato científico, social e cultural da trissomia do 21. Por fim, na contextualização temática como o nome sugere, trabalha-se o tema da obra, no caso, a relação entre pai e filho. Dessa forma, instigamos os alunos a descobrir como os laços paternais são estabelecidos e reconhecidos em diferentes países e culturas.    
As orientações e pesquisas se iniciaram no Laboratório de Informática do colégio, sendo que os grupos se reuniram com os bolsistas orientadores e começaram, portanto, a busca de informações e dados para seus seminários na internet. Nesse momento da aula foi possível identificar que os alunos foram bastante participativos e demonstraram interesse quanto aos seus temas.  Ainda nesta aula, os pibidianos recolheram os resumos críticos solicitados na aula anterior para primeira correção, sendo que na próxima semana eles serão devolvidos e será proposta sua reescrita.

Referências

COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2016.






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