RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI
DA SILVA
Ø RELATÓRIO DIA 18 DE OUTUBRO
Na
quarta feira última, 18 de outubro, os pibidianos do Eixo 1-Letramento
literário, sob a supervisão da professora regente Ieda Maria Sorgi, deram
continuidade à implementação da sequência didática expandida da obra O filho eterno de Cristovão Tezza (2007),
elaborada conforme os pressupostos do letramento literário de Rildo Cosson, na
turma do 1º A do Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva.
Nessa
intervenção os pibidianos iniciaram os trabalhos com a contextualização, etapa compreendida
como “[...] o aprofundamento da leitura, por meio dos contextos que a obra traz
consigo” (COSSON, 2016, p. 86), buscando ampliar os horizontes de leitura dos
alunos. Tal ampliação pode ser
desenvolvida na abordagem histórica, temática, crítica presentificadora,
poética, teórica e estilística, como propõe Cosson (2016). Para o trabalho com
a obra O filho eterno foi selecionado
três tipos de contextualização: a crítica, a presentificadora e a temática.
Conforme as contextualizações, os alunos foram divididos em três grupos para
produção de um seminário, para o qual deverão pesquisar e elaborar cartazes e
slides para apresentação, sendo cada equipe orientada por uma dupla de bolsistas.
Na
contextualização crítica os alunos farão uma revisão das publicações como
teses, dissertações, artigos e resenhas, com o intuito de identificar como
ocorreu a recepção da obra que leram. Já
na presentificadora, que busca a correspondência da obra com a atualidade, é proposta aos alunos uma pesquisa
sobre as estatísticas de expectativa
de vida, de inclusão social no mercado de trabalho, taxa de natalidade e mortalidade das
pessoas com Síndrome de Down e as
possíveis causas da alteração genética, visto que no romance de Tezza podemos
acompanhar um pouco da evolução do trato científico, social e cultural da
trissomia do 21. Por fim, na contextualização temática como o nome
sugere, trabalha-se o tema da obra, no caso, a relação entre pai e filho. Dessa
forma, instigamos os alunos a descobrir como os laços paternais são
estabelecidos e reconhecidos em diferentes países e culturas.
As
orientações e pesquisas se iniciaram no Laboratório de Informática do colégio,
sendo que os grupos se reuniram com os bolsistas orientadores e começaram,
portanto, a busca de informações e dados para seus seminários na internet.
Nesse momento da aula foi possível identificar que os alunos foram bastante participativos
e demonstraram interesse quanto aos seus temas.
Ainda nesta aula, os pibidianos recolheram os resumos críticos
solicitados na aula anterior para primeira correção, sendo que na próxima
semana eles serão devolvidos e será proposta sua reescrita.
Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2016.
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