RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI
DA SILVA
Ø RELATÓRIO DIA 02 DE OUTUBRO
No dia 02 de outubro ocorreu
no Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva mais uma intervenção do PIBID
Eixo 1 - Letramento Literário, em turma 1º. A do Ensino Médio, contando com a
supervisão da professora Ieda Maria Sorgi P. Elias e a regência dos pibidianos
Natália, Samantha e Denise e o apoio dos pibidianos Lucas, Maria Luiza,
Fernanda e Ana Carolina. Para esta data foi acordado que não aplicaríamos mais
uma etapa da Sequência Expandida da obra O
Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, embasada nos pressupostos
teórico-metodológicos do letramento literário, de Rildo Cosson (2016), mas,
visando uma maior fixação dos conteúdos pelos alunos, foi acordado em reunião
pós-intervenção, no dia 20 de setembro, que retomaríamos os conceitos
trabalhados naquele dia.
Nesse sentido, inicialmente
foi retomado o conceito de autoficção e autobiografia, visto que o romance de
Tezza se caracteriza como autoficção, devido à presença de alguns aspectos
reais da vida do escritor ao longo da narrativa, ou seja, a ficção é permeada
por aspectos autobiográficos. Sendo assim, este jogo autoficcional poderia
levar os alunos a cometer alguns equívocos quanto ao gênero devido a autoficação
e a autobiografia apresentarem algumas semelhanças. Posteriormente, foram
retomados os conceitos de focalização onisciente seletiva, narração onisciente,
discurso indireto livre e monólogo interior, que são recursos expressivos e
estruturais utilizados para a construção
desta narrativa autoficcional.
Em seguida, o conceito de
intertextualidade foi retomado. Para tanto foi utilizada a paródia da música
“Na sua cara”, das cantoras Anitta e Pabllo Vittar, elaborada pelo youtuber Whinderson Nunes. A seguir, os
bolsistas solicitaram que os alunos produzissem sua própria paródia a partir do
poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. Por fim, os
bolsistas retomaram o conceito de interdiscursividade, buscando um diálogo com
a intertextualidade.
Referências
COSSON,
Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007
TEZZA, Cristovão. O filho eterno. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2016.
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