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RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI DA SILVA

Ø  RELATÓRIO DIA 02 DE OUTUBRO

No dia 02 de outubro ocorreu no Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva mais uma intervenção do PIBID Eixo 1 - Letramento Literário, em turma 1º. A do Ensino Médio, contando com a supervisão da professora Ieda Maria Sorgi P. Elias e a regência dos pibidianos Natália, Samantha e Denise e o apoio dos pibidianos Lucas, Maria Luiza, Fernanda e Ana Carolina. Para esta data foi acordado que não aplicaríamos mais uma etapa da Sequência Expandida da obra O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, embasada nos pressupostos teórico-metodológicos do letramento literário, de Rildo Cosson (2016), mas, visando uma maior fixação dos conteúdos pelos alunos, foi acordado em reunião pós-intervenção, no dia 20 de setembro, que retomaríamos os conceitos trabalhados naquele dia.
Nesse sentido, inicialmente foi retomado o conceito de autoficção e autobiografia, visto que o romance de Tezza se caracteriza como autoficção, devido à presença de alguns aspectos reais da vida do escritor ao longo da narrativa, ou seja, a ficção é permeada por aspectos autobiográficos. Sendo assim, este jogo autoficcional poderia levar os alunos a cometer alguns equívocos quanto ao gênero devido a autoficação e a autobiografia apresentarem algumas semelhanças. Posteriormente, foram retomados os conceitos de focalização onisciente seletiva, narração onisciente, discurso indireto livre e monólogo interior, que são recursos expressivos e estruturais utilizados  para a construção desta narrativa autoficcional.
Em seguida, o conceito de intertextualidade foi retomado. Para tanto foi utilizada a paródia da música “Na sua cara”, das cantoras Anitta e Pabllo Vittar, elaborada pelo youtuber Whinderson Nunes. A seguir, os bolsistas solicitaram que os alunos produzissem sua própria paródia a partir do poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. Por fim, os bolsistas retomaram o conceito de interdiscursividade, buscando um diálogo com a intertextualidade.


Referências

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007     

TEZZA, Cristovão. O filho eterno. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2016. 





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