RELATÓRIO
INTERVENÇÃO
ESCOLA
ESTADUAL MAJOR JOÃO CARLOS DE FARIA
Ø RELATÓRIO DIA 17 DE OUTUBRO
Na manhã do dia 17 de outubro de
2017, na Escola Estadual Major João Carlos de Faria, ocorreu mais uma
intervenção do PIBID, Eixo 1 Letramento Literário, que contou com a presença da professora supervisora, Paula
Roberta Ribeiro Dantas, e das pibidianas Amanda, Caroline e Eloisa, com apoio
das pibidianas Solange e Maria Eduarda.
A intervenção foi iniciada com os conceitos de autoficção e autobiografia.
É muito relevante a compreensão destes conceitos pelos alunos, uma vez que o
romance de Tezza se caracteriza como autoficção, devido à presença de alguns
aspectos reais da vida do escritor ao longo da narrativa. Ou seja, a ficção é
permeada por aspectos autobiográficos, embora não tenha compromisso com a
verdade, caso da autobiografia. Sendo assim, os alunos precisam compreender
estes conceitos para um melhor entendimento do livro. Posteriormente, foram
retomados os conceitos de focalização onisciente seletiva, narração onisciente,
discurso indireto livre e monólogo interior, que são recursos expressivos e
estruturais utilizados para a construção desta narrativa autoficcional.
Por conta disso, a etapa denominada Primeira Interpretação da sequência
didática expandida não foi implementada, visando a fixação desses conteúdos
pelos alunos.
A participação dos alunos foi efetiva, pois demonstraram
compreensão quanto aos conceitos apresentados.
No término da aula o grupo se reuniu para discussão dos trabalhos
realizados e alguns ajustes para a próxima aula.
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