APRESENTAÇÕES DO
PIBID/EIXO 1 NO V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID
No dia 07 de outubro
ocorreu o V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID, cujo mote foi “Em defesa do PIBID e
da valorização docente”, e realizado na Universidade Estadual do Norte do
Paraná, campus de Jacarezinho.
Os integrantes do grupo
PIBID, Eixo 1, voltado para o Letramento Literário, realizaram duas
apresentações orais e expuseram um pôster. Na comunicação intitulada ESCOLARIZAÇÃO
DA LITERATURA: O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR DE LITERATURA NA
FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS, as professoras supervisoras Ieda M. Sorgi Pinhaz e Paula Roberta
Dantas discutiram a respeito da necessidade da escolarização da literatura na
educação básica. No entanto, as docentes defendem
[...] que o debate em
torno do letramento literário passe antes pela prática docente, ou seja, pela formação do professor que, atuando como mediador no
processo de construção do letramento literário, possa conceder à literatura a
autonomia e a especificidade que lhe são devidas. Por isso a necessidade da
escolha metodológica para o ensino de literatura, cujo fim último é estabelecer
metas bastante definidas para orientar as expectativas educativas que a
finalidade para o ato de aprender se concretiza.
Em O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA, comunicação
realizada pelos bolsistas Fernanda de Oliveira,Lucas Breda Magalhães, Maria
Luiza Navarro Martins,
Nathalia de Souza Toncovitch e Samantha de Cássia Firmino, versou sobre a
importância do PIBID para a formação inicial do professor. Para tanto, apontam
o Eixo 1 do subprojeto “Letramentos na escola: prática de leitura e produção
textual” como caminho imprescindível para a experiência docente. Segundo eles,
o subprojeto
[...] possibilita
este aprendizado aos bolsistas, uma vez que possibilita o encontro com o estudo
de textos teóricos a respeito da prática docente, da necessidade de metodologia
para o ensino da literatura, bem como sobre a especificidade do discurso
literário, conscientizando os graduandos do curso de Letras sobre o papel
humanizador da literatura. Além disso, o envolvimento dos pibidianos com a
confecção do material didático, baseado nos pressupostos metodológicos de
Cosson (2013b), possibilita experimentar, de forma prática, a sua implementação
no contexto escolar, fato que garante um trabalho bem sucedido, já que os
graduandos participam efetivamente da elaboração e da aplicação do mesmo. Vale
destacar que, nesse processo, o período de estudos é etapa indispensável para
que as intervenções sejam de fato profícuas. Sob esse viés, as intervenções
realizadas em duas escolas públicas do município de Cornélio Procópio são fruto
de um intenso esforço de pesquisa e estudo. Por último, mas não menos
significativo, o Programa promove a interação da comunidade escolar com a
universidade, orienta e fomenta a prática docente, o aprendizado em relação ao
universo escolar, suas dificuldades e desafios, aliança entre teoria e prática;
vivências que os acadêmicos só experimentariam quando estivessem cumprindo os
estágios obrigatórios no curso, ainda assim de maneira bastante diversa.
Já o
pôster, intitulado UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO: O FILHO
ETERNO, DE CRISTOVÃO TEZZA, que
contou com a exposição das bolsistas Amanda Rodrigues de Almeida, Ana Carolina
Mendes Batista, Caroline Helena dos Santos, Eloisa Beatriz de Jesus, Maria
Eduarda Oliveira de Jesus, Solange Lucia da Silva Massari e Denise Gomes de
Carvalho, teve por objetivo apresentar a proposta de
[...]
sequência didática expandida elaborada pelos alunos bolsistas do curso de
Letras, sob a supervisão das professoras da rede pública de ensino e da
coordenadora do subprojeto, a partir da obra O Filho Eterno, de Cristovão Tezza (2016), que compõe o acervo do
PNDE de 2013. Esta sequência está sendo implementada para alunos do 9º ano do
Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Major João
Carlos de Faria e Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva, respectivamente.
Com a apresentações das comunicações e do pôster foi possível
não apenas divulgar as atividades do projeto, mas também a sua importância para
os docentes em formação e para os docentes em exercício.
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