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APRESENTAÇÕES DO PIBID/EIXO 1 NO V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID

No dia 07 de outubro ocorreu o V EVENTO INSTITUCIONAL DO PIBID, cujo mote foi “Em defesa do PIBID e da valorização docente”, e realizado na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Jacarezinho.      
Os integrantes do grupo PIBID, Eixo 1, voltado para o Letramento Literário, realizaram duas apresentações orais e expuseram um pôster. Na comunicação intitulada ESCOLARIZAÇÃO DA LITERATURA: O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR DE LITERATURA NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS, as professoras supervisoras Ieda M. Sorgi Pinhaz e Paula Roberta Dantas discutiram a respeito da necessidade da escolarização da literatura na educação básica. No entanto, as docentes defendem

[...] que o debate em torno do letramento literário passe antes pela prática docente, ou seja, pela formação do professor que, atuando como mediador no processo de construção do letramento literário, possa conceder à literatura a autonomia e a especificidade que lhe são devidas. Por isso a necessidade da escolha metodológica para o ensino de literatura, cujo fim último é estabelecer metas bastante definidas para orientar as expectativas educativas que a finalidade para o ato de aprender se concretiza.

Em O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE LITERATURA, comunicação realizada pelos bolsistas Fernanda de Oliveira,Lucas Breda Magalhães, Maria Luiza Navarro Martins, Nathalia de Souza Toncovitch e Samantha de Cássia Firmino, versou sobre a importância do PIBID para a formação inicial do professor. Para tanto, apontam o Eixo 1 do subprojeto “Letramentos na escola: prática de leitura e produção textual” como caminho imprescindível para a experiência docente. Segundo eles, o subprojeto

[...] possibilita este aprendizado aos bolsistas, uma vez que possibilita o encontro com o estudo de textos teóricos a respeito da prática docente, da necessidade de metodologia para o ensino da literatura, bem como sobre a especificidade do discurso literário, conscientizando os graduandos do curso de Letras sobre o papel humanizador da literatura. Além disso, o envolvimento dos pibidianos com a confecção do material didático, baseado nos pressupostos metodológicos de Cosson (2013b), possibilita experimentar, de forma prática, a sua implementação no contexto escolar, fato que garante um trabalho bem sucedido, já que os graduandos participam efetivamente da elaboração e da aplicação do mesmo. Vale destacar que, nesse processo, o período de estudos é etapa indispensável para que as intervenções sejam de fato profícuas. Sob esse viés, as intervenções realizadas em duas escolas públicas do município de Cornélio Procópio são fruto de um intenso esforço de pesquisa e estudo. Por último, mas não menos significativo, o Programa promove a interação da comunidade escolar com a universidade, orienta e fomenta a prática docente, o aprendizado em relação ao universo escolar, suas dificuldades e desafios, aliança entre teoria e prática; vivências que os acadêmicos só experimentariam quando estivessem cumprindo os estágios obrigatórios no curso, ainda assim de maneira bastante diversa.

Já o pôster, intitulado UMA PROPOSTA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO: O FILHO ETERNO, DE CRISTOVÃO TEZZA, que contou com a exposição das bolsistas Amanda Rodrigues de Almeida, Ana Carolina Mendes Batista, Caroline Helena dos Santos, Eloisa Beatriz de Jesus, Maria Eduarda Oliveira de Jesus, Solange Lucia da Silva Massari e Denise Gomes de Carvalho, teve por objetivo apresentar a proposta de

[...] sequência didática expandida elaborada pelos alunos bolsistas do curso de Letras, sob a supervisão das professoras da rede pública de ensino e da coordenadora do subprojeto, a partir da obra O Filho Eterno, de Cristovão Tezza (2016), que compõe o acervo do PNDE de 2013. Esta sequência está sendo implementada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Major João Carlos de Faria e Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva, respectivamente.


Com a apresentações das comunicações e do pôster foi possível não apenas divulgar as atividades do projeto, mas também a sua importância para os docentes em formação e para os docentes em exercício.








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