ENTREVISTA COM CRISTÓVÃO TEZZA
Ø RELATÓRIO DIA 14 DE NOVEMBRO
No dia 14 de novembro de
2017, reuniram-se no Anfiteatro PDE, da Universidade Estadual do Norte do
Paraná/CCP, a coordenadora do PIBID Profa. Dra. Ana Paula F N Brandileone, as
professoras supervisoras, Ieda Sorgi Pinhaz Elias e Paula Roberta Ribeiro
Dantas, os 11 bolsistas do projeto, mais os alunos no 1º ano do Colégio
Estadual “Zulmira Marchesi da Silva” e os alunos do 9º ano da Escola Estadual
“Major João Carlos de Faria”, para a entrevista com o Cristovão Tezza, autor da
obra O filho eterno, que fora
escolhida para ser trabalhada nas duas escolas da Rede Básica, aqui citadas, de
acordo com os pressupostos metodológicos pautados por Rildo Cosson (2009),
visando o letramento literário e a formação de alunos leitores, sobretudo
literários.
Cabe destacar que, durante
as intervenções, nós, bolsistas, apresentamos o conceito do gênero entrevista
para os alunos, ou seja, função social, estrutura e características. Em seguida,
solicitamos que os alunos elaborassem perguntas para realizarem ao autor no dia
14 de novembro. A entrevista começou às 09h00min via Skype; os alunos estavam
empolgados e curiosos para realizar as perguntas para Tezza.
Conforme
programado, foram realizadas 12 perguntas. De forma alternada, um representante
de cada escola apresentava o seu questionamento. Após a fala inicial da
professora Ana Paula F N Brandileone, coordenadora do subprojeto, a aluna
Natália, da Escola Estadual “Major João Carlos de Faria”, deu início a entrevista,
realizando a seguinte pergunta: “Tezza, por conta de toda produção acadêmica
que existe sobre a obra, você imaginou que seu livro seria utilizado em um
projeto como o PIBID, em que todos os alunos possuem 1 exemplar da obra?”. O entrevistado
disse que não esperava, e que ficou feliz quando soube do trabalho que o PIBID
estava desenvolvendo com a obra O filho
eterno.
Desta forma, as demais 11
perguntas foram feitas pelos alunos, sendo que 2 elaboradas pelas bolsistas
Maria Eduarda e Maria Luiza. Aquela quis saber o posicionamento do autor diante
do ensino de literatura na Rede Básica e, aquela, sobre a intertextualidade presente
na obra, já que o narrador cita obras de diferentes autores, como Nietzsche, Rosseau, Drummond, Aldous Huxley, dentre outros.
Posteriormente, a professora supervisora, Ieda Sorgi Pinhaz Elias, esclareceu a
Cristovão que o trabalho desenvolvido com a Sequência Expandida para o ensino
de literatura, não se valeu da obra como pretexto para o ensino de gramática, tampouco
para ensino da história/periodização da literatura, pelo contrário, a proposta
do projeto é formar alunos leitores, alunos críticos.
Por fim, a
coordenadora do projeto, professora Ana Paula, agradeceu a prontidão do autor
em conceder a entrevista, e ainda ficou combinado que a entrevista será
transcrita, e depois enviada para passar pelo crivo de Tezza, uma vez que será
publicada na Claraboia, revista da
Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, no primeiro semestre de 2018.
Concluo dizendo que a entrevista foi muito proveitosa
tanto para os alunos da Rede Básica quanto para nós, bolsistas. Ressalto a
importância do projeto PIBID que contribui não só para nós,
graduandos, como também para professores e alunos de educação básica. Nós pelo
fato de ao elaborar a Sequência Expandida, conseguimos articular teoria e
prática e, desse modo, fortalecer no processo da nossa formação; já o professor
supervisor, que atua da Educação Básica, tem contato com uma nova metodologia
de trabalho que poderá ser implementada em sala de aula. Sem contar a
experiência de poder entrevistar um autor que escreveu a obra que lemos e
estudamos; somente um projeto como este pode proporcionar.
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