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RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI DA SILVA

Ø  RELATÓRIO DIA 01 DE NOVEMBRO

Na quarta-feira, dia 01 de novembro de 2017, ocorreu mais uma intervenção do PIBID Eixo 1- Letramento literário, na turma 1º ano A da Escola Estadual Zulmira Marchesi da Silva. Sob a regência dos pibidianos Lucas Magalhães, Fernanda Oliveira, Ana Carolina e Maria Luíza, com o apoio das pibidianas Samantha, Denise e Nathalia e, contando com a presença da professora supervisora e regente da turma, Ieda Maria Sorgi P. Elias, foi implementada mais uma etapa da sequência expandida da obra O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, baseado nos pressupostos teórico-metodológicos do livro Letramento Literário: teoria e prática, de Rildo Cosson (2007).
Em um primeiro momento, os alunos foram levados ao anfiteatro do colégio para a apresentação das paródias elaboradas por eles a partir do poema de Drummond, “No meio do caminho”. A maioria das paródias apresentadas continha um leve tom humorístico, descrevendo fatos do dia-a-dia deles. Em seguida, ocorreu a apresentação dos grupos, etapa referente às Contextualizações. Cada grupo levou cartazes, os quais revelaram a pesquisa realizada por cada um deles. No grupo da Contextualização Temática não houve sincronia, resultando em uma apresentação pouco estudada. A Contextualização Presentificadora estava mais preparada, trazendo cartazes com gráficos que demonstravam as principais causas da Síndrome de Down, como a idade da mãe, a taxa de natalidade e mortalidade. Também explicaram sobre a expectativa de vida dessas pessoas, relatando que houve um aumento considerável da síndrome ao longo dos anos. O mais interessante desta apresentação foi o fato de também terem buscado os direitos que a pessoa com Síndrome de Down tem perante a sociedade e quais profissões tem um maior número de inclusão. Por fim, a Contextualização Crítica trouxe uma crítica sobre o livro O filho eterno, de Tezza, abordando os prêmios que a obra ganhou e a repercussão que teve na época do lançamento. Algumas resenhas foram apresentadas, sendo elas “Caminhos Tortuosos”, de Silviano Santiago, publicado na Folha de São Paulo; “Só a pureza suporta a dor”, de Ney Reis, publicado no Jornal do Brasil e, por último: “O filho eterno: resenha crítica”, de Maria Beatriz Zanchet, publicado na Revista Espaço Plural.
Em um segundo momento, os alunos voltaram para a sala de aula e deu-se início à Segunda Interpretação. Para tanto, retomou-se os conceitos de autoficção e autobiografia e foi proposto aos alunos que produzam um texto, autoficcional ou autobiográfico, para ser entregue na próxima intervenção.


Referências
COSSON, Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2016.

TEZZA, Cristovão. O filho eterno. 20.ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.





















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