RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ZULMIRA MARCHESI
DA SILVA
Ø RELATÓRIO DIA 01 DE NOVEMBRO
Na quarta-feira, dia
01 de novembro de 2017, ocorreu mais uma intervenção do PIBID Eixo 1-
Letramento literário, na turma 1º ano A da Escola Estadual Zulmira Marchesi da
Silva. Sob a regência dos pibidianos Lucas Magalhães, Fernanda Oliveira, Ana
Carolina e Maria Luíza, com o apoio das pibidianas Samantha, Denise e Nathalia
e, contando com a presença da professora supervisora e regente da turma, Ieda
Maria Sorgi P. Elias, foi implementada mais uma etapa da sequência expandida da
obra O Filho Eterno, de Cristóvão
Tezza, baseado nos pressupostos teórico-metodológicos do livro Letramento
Literário: teoria e prática, de
Rildo Cosson (2007).
Em um primeiro momento, os alunos foram levados ao anfiteatro do
colégio para a apresentação das paródias elaboradas por eles a partir do poema
de Drummond, “No meio do caminho”. A maioria das paródias apresentadas continha
um leve tom humorístico, descrevendo fatos do dia-a-dia deles. Em seguida,
ocorreu a apresentação dos grupos, etapa referente às Contextualizações. Cada
grupo levou cartazes, os quais revelaram a pesquisa realizada por cada um
deles. No grupo da Contextualização Temática não houve sincronia, resultando em
uma apresentação pouco estudada. A Contextualização Presentificadora estava
mais preparada, trazendo cartazes com gráficos que demonstravam as principais
causas da Síndrome de Down, como a idade da mãe, a taxa de natalidade e
mortalidade. Também explicaram sobre a expectativa de vida dessas pessoas,
relatando que houve um aumento considerável da síndrome ao longo dos anos. O
mais interessante desta apresentação foi o fato de também terem buscado os
direitos que a pessoa com Síndrome de Down tem perante a sociedade e quais
profissões tem um maior número de inclusão. Por fim, a Contextualização Crítica
trouxe uma crítica sobre o livro O filho eterno, de Tezza, abordando os
prêmios que a obra ganhou e a repercussão que teve na época do lançamento.
Algumas resenhas foram apresentadas, sendo elas “Caminhos Tortuosos”, de
Silviano Santiago, publicado na Folha de São Paulo; “Só a pureza suporta
a dor”, de Ney Reis, publicado no Jornal do Brasil e, por último: “O
filho eterno: resenha crítica”, de Maria Beatriz Zanchet, publicado na Revista
Espaço Plural.
Em um segundo momento, os alunos voltaram para a sala de aula e deu-se
início à Segunda Interpretação. Para tanto, retomou-se os conceitos de
autoficção e autobiografia e foi proposto aos alunos que produzam um texto,
autoficcional ou autobiográfico, para ser entregue na próxima intervenção.
Referências
COSSON,
Rildo. Letramento literário. São Paulo: Contexto, 2016.
TEZZA,
Cristovão. O filho eterno. 20.ed. Rio de Janeiro: Record, 2017.
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