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ENCERRAMENTO PIBID 2017

Ø  RELATÓRIO DIA 12 DE DEZEMBRO


No dia 12 de dezembro de 2017, reuniram-se no Anfiteatro PDE, da Universidade Estadual do Norte do Paraná/CCP, a coordenadora do PIBID Profa. Dra. Ana Paula F N Brandileone, as professoras supervisoras, Ieda Sorgi Pinhaz Elias, e Paula Roberta Ribeiro Dantas, os 12 bolsistas do projeto (sendo uma aluna voluntária), bem como os alunos no 1º ano do Colégio Estadual “Zulmira Marchesi da Silva” e do 9º ano da Escola Estadual “Major João Carlos de Faria”, para o encerramento das ações desenvolvidas no âmbito do PIBID do ano de 2017.
Iniciamos o encontro com a fala da coordenadora do PIBID, Profa. Dra. Ana Paula F N Brandileone, na qual ela destacou a importância do PIBID na vida acadêmica e profissional de todos os envolvidos e prestou sua gratidão pela importância de todos neste grande projeto. Em seguida, foi dada a palavra à diretora da Escola Estadual “Major João Carlos de Faria”, Rute Parpinelli, ao diretor de Centro de Letras, Comunicação e Artes, Profa. Dr. Thiago Alves Valente, e ao diretor do campus de Cornélio Procópio, Prof. Me. Sérgio Ferreira. Também uma das professoras supervisoras, Profa. Me. Ieda Sorgi Pinhaz Elias foi convidada a falar sobre sua experiência com o projeto; ressaltou a importância do elo entre a Educação Básica e a Universidade, também a importância do PIBID na iniciação à docência e na formação continuada. Posteriormente, a pibidiana Amanda foi convidada a dizer sobre sua experiência no projeto. Disse que esta foi uma das experiências mais valiosas que lhe foi concedida, destacando também que o Programa fez com que tivesse certeza do desejo de seguir a profissão de docente.
            Em seguida, iniciou-se a apresentação do material didático, implementado de agosto a novembro em ambas as escolas. A sequência didática, elaborada em slides e ilustrada com fotos, foi apresentada pelas pibidianas, Maria Luiza e Caroline, juntamente com uma aluna do Colégio Zulmira Marchesi da Silva e uma aluna do Colégio Major João Carlos de Faria. A cada etapa da sequência, as alunas manifestavam o aprendizado construído, comentando suas experiências.

Por fim, cada grupo apresentou um vídeo com depoimentos dos alunos de ambas as escolas, que contaram sobre as atividades desenvolvidas ao longo do subprojeto, bem como com fotos, que ilustraram cada etapa da sequência. Após a apresentação dos vídeos, os alunos foram conduzidos para o hall do anfiteatro, para os quais foi oferecido um lanche.












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