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RELATÓRIO INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL MAJOR JOÃO CARLOS DE FARIA

Ø  RELATÓRIO 29 DE NOVEMBRO

Na manhã do dia 29 de novembro de 2017, na Escola Estadual Major João Carlos de Faria, ocorreu mais uma intervenção do PIBID, Eixo 1 Letramento Literário, que contou com a presença da professora supervisora, Paula Roberta Ribeiro Dantas, da coordenadora, Ana Paula F. Nobile Brandileone, e das pibidianas, Amanda, Caroline, Eloisa, Maria Eduarda e Solange.
Em um primeiro momento, as pibidianas devolveram aos alunos as produções da aula anterior (produção de uma autoficção ou uma autobiografia) corrigidas para que eles pudessem realizar uma reescrita destas e entregar na próxima aula para a professora Paula.
Posteriormente, as pibidianas Maria Eduarda e Solange iniciaram a última etapa da implementação: a expansão. Nesta, foi apresentada aos alunos a obra Nascer duas vezes, de Giuseppe Pontiggia, que se trata de uma relação entre pai e filho, na qual o filho nasce com uma disfunção cerebral causada ela insuficiência de oxigênio durante o parto, e ao crescer sabe da vergonha que o pai sente em estar com ele. O relacionamento eles evoluem de forma a indagar quem aprende e quem ensina como viver, numa relação em que as descobertas são permanentes. Esta obra foi dada aos alunos como dica para leitura, após eles terem realizado a leitura de O Filho Eterno, de Cristovão Tezza, que também se trata de uma relação de pai e filho.
         Por fim, as pibidianas apresentarão a obra aos alunos, e juntos realizaram a leitura do primeiro capítulo do livro, para que assim pudessem ter um primeiro contato com este e pudessem criar uma expectativa para prosseguir a leitura. 









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