RELATÓRIO
INTERVENÇÃO
ESCOLA ESTADUAL
MAJOR JOÃO CARLOS DE FARIA
Ø RELATÓRIO 29 DE
NOVEMBRO
Na
manhã do dia 29 de novembro de 2017, na Escola Estadual Major João Carlos de
Faria, ocorreu mais uma intervenção do PIBID, Eixo 1 Letramento Literário, que
contou com a presença da professora supervisora, Paula Roberta Ribeiro
Dantas, da coordenadora, Ana Paula F. Nobile Brandileone, e das pibidianas,
Amanda, Caroline, Eloisa, Maria Eduarda e Solange.
Em
um primeiro momento, as pibidianas devolveram aos alunos as produções da aula
anterior (produção de uma autoficção ou uma autobiografia) corrigidas para que
eles pudessem realizar uma reescrita destas e entregar na próxima aula para a
professora Paula.
Posteriormente,
as pibidianas Maria Eduarda e Solange iniciaram a última etapa da
implementação: a expansão. Nesta, foi apresentada aos alunos a obra Nascer duas vezes, de Giuseppe
Pontiggia, que se trata de uma relação entre pai e filho, na qual o filho nasce
com uma disfunção cerebral causada ela insuficiência de oxigênio durante o
parto, e ao crescer sabe da vergonha que o pai sente em estar com ele. O
relacionamento eles evoluem de forma a indagar quem aprende e quem ensina como
viver, numa relação em que as descobertas são permanentes. Esta obra foi dada
aos alunos como dica para leitura, após eles terem realizado a leitura de O Filho Eterno, de Cristovão Tezza, que
também se trata de uma relação de pai e filho.
Por
fim, as pibidianas apresentarão a obra aos alunos, e juntos realizaram a
leitura do primeiro capítulo do livro, para que assim pudessem ter um primeiro
contato com este e pudessem criar uma expectativa para prosseguir
a leitura.
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